Saiba as consequências do consumo de álcool pelos adolescentes

A bebida alcoólica é, sem dúvida, a droga mais consumida por adolescentes. Especialmente pelo fácil acesso já que culturalmente a população vê o álcool como algo inofensivo. Para alguns, faz parte da fase da adolescência beber. Não é raro que os adolescentes consigam bebidas alcoólicas facilmente em casa ou com adultos próximos, que deveriam zelar. A seguir você vai saber algumas das consequências do consumo de álcool pelos adolescentes.

Dependência química

O álcool é o primeiro passo para a entrada no mundo das drogas, sendo fator de risco para o alcoolismo e para a dependência química (o adolescente começa ingerindo álcool, mas procura outros tipos de drogas).

Leia também: Carta aberta a meu filho adolescente sobre bebidas e drogas

Exposição ao risco

O consumo de álcool pelos adolescentes pode expô-los a situações de risco, como acidentes e brigas de trânsito, roubos e abuso sexual. A gravidez não desejada também é comum quando se faz o uso do álcool, pois a substância faz com que o adolescente não tenha noção correta sobre seus atos.

Desenvolvimento

O consumo de álcool pelos adolescentes pode prejudicar o desenvolvimento já que ainda estão em fase de formação e, entre as consequências, a substância interfere na capacidade de memória, comunicação, aprendizagem, processamento de informações e relações interpessoais.

Dados do Cenário MT